Saiba qual o termômetro mais indicado para se usar em casa

fonte: http://www.blog.saude.gov.br

Quando a gripe é forte e a febre aparece, a primeira providência antes de se procurar o médico para começar o tratamento é medir a temperatura do corpo. Para isso, é fundamental um termômetro de qualidade. Existem diversos modelos e o preço varia de R$ 5 a R$ 300. O mais comum e barato é o de vidro com mercúrio, mas também existem os digitais que medem a temperatura na axila e o termômetro em formato de chupeta para ser usado nos bebês. Existem ainda termômetros um pouco mais caros que são postos no ouvido e na testa para medir a temperatura do corpo.

A enfermeira do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, ligado ao Ministério da Saúde, Raquel Michells, explica qual o termômetro mais recomendado. “O termômetro que eu recomendaria para uso familiar é o termômetro clínico, que é de vidro, com uma coluninha de mercúrio e ele tem só a questão de quebrar e da possibilidade de aspirar o mercúrio que é tóxico. E um termômetro também clínico digital faz uma leitura através de um sensor e vai nos dar a leitura digital. Esse também é um termômetro bem seguro, plástico, então ele é muito mais difícil de quebrar.”

Para quem pode gastar um pouco mais, o termômetro ideal é o que se coloca na testa. Ele custa cerca de 300 reais, mas segundo a enfermeira Raquel Michells mede a temperatura com bastante precisão. “E um termômetro que é muito seguro é o termômetro que é eletrônico, que trabalha mais com a radiação infravermelha, que faz a leitura na testa do paciente. Ele é rápido, não precisa esperar os cinco minutos, ele nos dá uma leitura bem fiel da temperatura, então ele é um termômetro que pode ser usado a nível doméstico com bastante segurança.”

A especialista alerta que o termômetro só deve ser usado pelos adultos e, da mesma forma que os remédios, precisa ser guardado fora do alcance das crianças.

Esta entrada foi publicada em Espaço Pais, Saúde e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Saiba qual o termômetro mais indicado para se usar em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>